20.4.23

FC Porto - Abril / April

Faltam poucas jornadas para a conclusão do campeonato nacional de futebol e tudo ainda está em aberto para os primeiros lugares da competição. A acompanhar a disputa, a campanha publicitária em banda desenhada do FCP-BD: 2022/2023 lançou em Abril duas novas sequências: a 1ª foi uma aventura fantástica, onde visitamos o Museu do FC Porto, cujas profundezas escondem o Espírito do Dragão; e a 2ª levou-nos à frente ribeirinha, para a tradicional Regata de Barcos Rabelos, em que as velas são ilustradas por grafismos evocativos de momentos históricos do clube.
As BDs são escritas e desenhadas por Daniel Maia, e coloridas por mim.



There are just a few matches to go before the conclusion of the portuguese football championship and everything is still open for the first places in the competition. Accompanying the dispute, the FCP-BD: 2022/2023 comic book advertising campaign launched two new sequences in April: the 1st was a fantastic adventure, where we visited the FC Porto Museum, whose depths hide the Spirit of the Dragon; and the 2nd took us to the riverfront, for the traditional Rabelos Boat Regatta, in which the sails are illustrated by evocative graphics of the club's historic moments.
The comics are written and drawn by Daniel Maia, and colored by me.

17.4.23

IV Barreiro IlustraBD

O 4º Barreiro IlustraBD, inaugura a 15 de Abril e decorre até 4 de Junho no Auditório Municipal Augusto Cabrita (14h-19h), e este ano apresenta um novo formato, apostando, sobretudo, em exposições individuais. O salão apostará também em novos estilos, diversificando da temática fantástica predominante nas edições anteriores: através de parceria com a Penguin Books, expõe Balada Para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia; o autor António Jorge Gonçalves apresenta a exposição “Desenhar Do Escuro;” Marco Mendes traz-nos o biopic Juventude; e a editora Ala dos Livros apresenta a sua mostra colectiva “Ala Portuguesa,” com a participação dos autores Luís Louro, Marcos Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira, e ainda os mestres Jorge Magalhães e Augusto Trigo, e também eu, como colorista da capa de CoBrA: Operação Goa.

O autor da imagem gráfica será ao autor barreirense Ricardo Reis e será homenageado o artista Eugénio Silva, nativo do Barreiro, que faleceu em 2022.

O 4º Barreiro IlustraBD decorre no AMAC e expande-se na Galeria da Biblioteca Municipal (22 Abril) e no Auditório Manuel Cabanas (29 Abril), e vai incluir uma Feira do Livro com sessões de autógrafos, ciclos de colóquios, workshops e sessões de cinema. A entrada é gratuita.

The 4th Barreiro IlustraBD, opens on April 15th and runs until the June 4th, at Augusto Cabrita Municipal Auditorium (2pm-7pm), and this year presents a new format, focusing mainly on individual exhibitions. The show will also invest in new styles, diversifying from the fantastic theme predominant in previous editions: through partnership with Penguin Books, it will exhibit Balad for Sophie, by Filipe Melo and Juan Cavia; author António Jorge Gonçalves presents the exhibition “Drawing the Dark;” Marco Mendes brings us the biopic Juventude; and the publisher Ala dos Livros presents its collective exhibition “Ala Portuguesa,” with the participation of authors Luís Louro, Marcos Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos and Hugo Teixeira, and also the masters Jorge Magalhães and Augusto Trigo, plus myself, as colorist of CoBrA: Operation Goa’s wraparound cover.

The author of the graphic image will be local author Ricardo Reis and the artist Eugénio Silva, a native of Barreiro, who died at the end of 2022, will be homaged.

The 4th Barreiro IlustraBD takes place at AMAC and expands to the Municipal Library Gallery (April 22) and the Manuel Cabanas Auditorium (April 29), and will include a Book Fair with autograph sessions, cycles of colloquiums, workshops and movie theater. Entry is free.


5.4.23

Entrevista no programa rádio Pranchas & Balões | Interview in radio program Pages and Ballons

Está online na plataforma da Antena 1 na RTP, a minha entrevista no programa de rádio Prachas e Balões (#37), com o jornalista Rui Alves de Sousa, que é actualmente o único a focar-se na divulgação da banda desenhada portuguesa.
Na entrevista,
falei da minha participação na antologia Aurora Boreal em Reflexos Partilhados, por José de Matos-Cruz, cujo visual criei, e também destaquei as minhas formações na área, que têm instruído novos valores da BD nacional, destacando em especial os cursos promovidos pela Câmara Municipal de Montijo, cujos trabalhos são compilados no volume BD Montijo: Iniciação à Arte Sequêncial – Antologia I.
O programa está disponível gratuitamente nas plataformas Spotify,
Apple Podcast e RTP Play.


My interview on the radio program Prachas e Balões (#37), with the journalist Rui Alves de Sousa that is currently the only one focusing on divulging Portuguese comics –, is online on Antena 1 platform’s on RTP.
In the interview, I spoke about my participation in the anthology
Aurora Boreal em Reflexos Partilhados, by José de Matos-Cruz, a character whose look I created, and I also highlighted my formations in the field, which has been instructing new values in portuguese comics, highlighting in particular the courses promoted by Montijo’s City Council, whose works were compiled in BD Montijo: Initiation to Sequential Art – Anthology I.
The program is available for free on Spotify, Apple Podcast and RTP Play platforms.

16.3.23

FC Porto: Março / March

O projecto FCP-BD: 2022/2023 entra em fase decrescente, a dois meses da conclusão do campeonato. As duas mais recentes campanhas, de Março, figuraram os jogadores Pepê e Marcano, mais Eustaquio, respectivamente evocados nos emblemáticos locais da ‘Invicta, o pavilhão SuperBock Arena e Mercado do Bolhão, onde tivemos um cameo do cantor Rui Reininho, um super-adepto dos Dragões.
As sequências são criadas por Daniel Maia, com cores digitais minhas.



The FCP-BD: 2022/2023
project enters a decreasing phase, two months before the conclusion of the championship. The two most recent campaigns, in March, featured the players Pepê and Marcano, plus Eustaquio, respectively evoked in the emblematic places of 'Invicta, the pavilion SuperBock Arena and Mercado do Bolhão, where we had a cameo by the singer Rui Reininho, a super fan of the Dragons team.
The sequences are created by Daniel Maia, with my digital colors.

23.2.23

4º Prémio Bandas Desenhadas – Nomeação / Nomination

O 4º Prémio Bandas Desenhadas, por BandasDesenhadas.com, anunciou a última ronda de nomeações, Extemporâneas, para as distinções aos autores e obras publicadas em 2022. Nesta fase final, o colectivo Tágide, que integro, foi indicado na categoria Melhor Antologia, por Outras Bandas #8, e a BD “Terça-feira” foi nomeada para Melhor BD Curta; a história foi escrita por Travis Johnson e Liliana Johnson, desenhada e balonada por Daniel Maia, com meios-tons meus, incluída originalmente na antologia A Matter of Right.
Os vencedores são revelados no 17º FIBDB, daqui a alguns meses.



The
4th Bandas Desenhadas Awards, promoted by BandasDesenhadas.com, has announced its last Extemporaneous round of nominations, for the distinctions for authors and works published in 2022. In this final stage, the Tágide collective, that I also partake in, was indicated in Best Anthology, for Outras Bandas #8, and the short comic “Tuesday” was nominated for Best Short Comic; the story was written by Travis Johnson and Liliana Johnson, drawn and lettered by Daniel Maia, with grey-tones by me, and was originally released in the anthology A Matter of Right.
The winners
will be revealed at the 17th FIBDB, in a few months.

14.2.23

FC Porto: Fevereiro / February

O FCP-BD: 2022/2023 continua em Fevereiro com duas novas campanhas publicitárias de jogos em casa, sendo elas focadas nas claques femininas, destacando também a Casa da Música e o jogador Toni Martínez, e os adeptos veteranos, que torcem pelas equipas desde há décadas, com o Campo da Constituição em pano de fundo, onde começou a história do clube.
As sequências foram escritas/desenhadas
por Daniel Maia, com coloração digital minha
.



The FCP-BD: 2022/2023 continues in February with two new advertising campaigns for home matches, focused on the female fans, also featuring the House of Music and spanish player Toni Martínez, and the veteran fans, that have rooted for the team since decades back, with the Constitution Field in the background, where the club’s history began.
The sequences were writen/drawn by
Daniel Maia, with digital coloring by me.

12.2.23

FC Porto: Estudos de Cor I / Color guides I

O projecto de BD/campanha publicitária FCP-BD: 2022/2023 atingiu a primeira metade no seu curso no início de 2023, com as primeiras 9 sequências divulgadas online e em diversos outros canais de informação. O trabalho, escrito e desenhado por Daniel Maia, tem cor digital minha, que tenho partilhado aqui desde o início da temporada.
Enquanto não chega uma nova campanha, hoje mostro os meus estudos preliminares das pranchas, sob esboços de Daniel, utilizados para aprovação do clube…




The comics/advertising campaign project FCP-BD: 2022/2023
reached the first half of its course in early 2023, with the first 9 sequences released online and also
in several other news channels. The work, which is written and drawn by Daniel Maia, has digital colors by me, that I have been sharing here since the season began.
Until a new comics page arrives, today I show my preliminary studies, based on sketches by Daniel, used for approval by the club…




20.1.23

FC Porto: Janeiro / January

A Taça de Portugal regressa em 2023 e nesta 8ª Campanha da publicidade FCP-BD: 2022/2023, demos destaque aos adeptos mais veteranos e à zona da Ribeira, onde não podia faltar a célebre Francesinha. O jogador em foco foi o avançado Wenderson Galeno!
A banda desenhada foi colorida por mim, e escrita e desenhada por Daniel Maia.




The Portuguese Cup returns in 2023 and in this
8th FCP-BD: 2022/2023 advertising campaign, we highlighted the most veteran fans and the Ribeira area, where the famous Francesinha could not be missing. The player in focus was striker Wenderson Galeno!
The comic was colored by me, and written and drawn by Daniel Maia.

13.1.23

Tágide: Cadavre Exquis II

Na sequência das fotos partilhadas dos Encontros Tágide, mostro agora colaborações de BD em modo cadavre exquis, que o grupo costuma fazer por brincadeira. Cadavre Exquis, aplicados à banda desenhada, são, essencialmente, narrativas colectivas em que cada autor contribui com uma vinheta ou página, avançando a acção sem um argumento ou ideia pré-definidos.

Embora não seja adepta de desenhar “fora do expediente,” particip
o nestes desafios ocasionalmente: a primeira vez, em 2015, no projecto Cadáver Esquisito!, que depois expandi para 2 páginas; na conclusão da experiência Cadavres para Iniciantes #1, no meu 1º curso BD Montijo, em 2018; no encontro Tertúlia BD de Lisboa #414, em 2018; e projecto “Ossadas do Ofício,” em que fiz a prancha inicial, uma do meio e final, entre 2019-2020, mais tarde compilado no fanzine Outras Bandas #3. Fiz ainda algumas participações nos cadavres exquis avulsos dos Encontros Tágide – aqui ficam...


Following the shared photos of the
Tágide Gatherings, I now show my comics collaborations in cadavre exquis mode, which the group usually does for fun. Cadavre Exquis, applied to comics, are, essentially, collective narratives in which each author contributes with a vignette or a page, advancing the action without a pre-defined script or idea.

Although I'm not a fan of drawing “in downtime,” I occasionally participate in these challenges: the first time, in 2015, in the project
Cadáver Esquisito!/Weird Corpse!, which I later expanded to 2 pages; at the conclusion of the Cadavres para Iniciantes/Cadavres for Beginners #1 experience, in my 1st BD Montijo course, in 2018; at Lisbon Comics Gathering #414, in 2018; and project “Ossadas do Ofício/Bones of the Trade,” in which I made the initial panel, a mid and a final one, between 2019-2020, later compiled in the fanzine Outras Bandas #3. I also partook in a couple of random exquis cadavres at the Tágide Gatherings – here they are…



 
1º cadavre exquis: António Coelho, Álvaro Santos, Susana Resende, Daniel Maia
2º cadavre exquis: Daniel Maia, Patrícia Costa, Ant. Coelho, Ant. Pires, Shania Santos, Susana Resende
3º cadavre exquis: Patrícia Costa, Nuno Dias, Daniel Maia, Susana Resende

10.1.23

Tágide: Mais encontros / More gatherings

Após o rescaldo sobre as actividades profissionais de 2022, começo as publicações de 2023 ainda olhando para o ano passado, nomeadamente para os Encontros Tágide, que reúnem os autores deste grupo informal, agora sediado no Ateneu Popular de Montijo.
Apresentado preliminarmente no encontro Tertúlia BD de Lisboa #414, em Dezembro 2018, mas oficialmente fundado em Março de 2019, na sequência dos meus cursos BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, estes convívios/ateliês criativos decorreram quinzenalmente durante o primeiro ano, passando depois a encontros virtuais durante os anos de pandemia e, actualmente, aconteceu presencialmente 1 vez por mês, descartando as ocasiões em que os colegas participam em eventos da especialidade, tais como exposições ou festivais (ver mais fotos aqui).


No ano transacto, para além de participado brevemente na iniciativa Tágide: Heróis Portugueses II, estive na maioria dos encontros, partilhando leituras recentes e colaborando em alguns cadavres exquis em BD que o grupo costuma ali desenhar.
Como sempre, é muito gratificante acompanhar a evolução autoral dos colegas – alguns, ex-alunos – e poder privar em espírito de camaradagem e trocar ideias sobre banda desenhada e ilustração!



After the aftermath of my 2022’ professional activities, I begin the publications for 2023 still looking at last year, namely to Tágide Meetings, which bring together the authors of this informal group, now located at Ateneu Popular de Montijo.
Preliminaryly presented at Lisbon Comic-Books Gathering #414, in December 2018, but officially founded in March 2019, following my courses BD Montijo: Initiation to Sequential Art, these creative workshops/social gatherings took place fortnightly during the 1st year, then to virtual meetings during the pandemic years and, currently, have happened face-to-face once a month, not counting occasions when colleagues participate in specialty events, such as exhibitions or festivals (see more photos here).


Last year, in addition to participating briefly in the Tágide: Portuguese Heroes II initiative, I attended most of the meetings, sharing recent readings and collaborating on some cadavres exquis in comics that the group usually draws there.
As always, it is very rewarding to follow the authorial evolution of my colleagues – some, former students – and to be able to share in a spirit of camaraderie and exchange ideas about comics and illustration!

3.1.23

2022 em Revisão | 2022 in Review

Ano novo, desafios novos! Mas primeiro, vou rever a actividade profissional de 2022, tal como fiz noutros anos

Depois da edição da antologia norte-americana A Matter of Right (Variance Press) no finalzinho de 2021, o novo ano arrancou no início de Fevereiro, com a publicação de BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial - Antologia I (CMM), que reuniu as bandas desenhadas curtas criadas pelos meus alunos nos cursos que coordenei para o município entre 2018 e 2020. A par da publicação, cuja capa ilustrei, também houve uma exposição na Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, que apresentou não só estes trabalhos como muitos outros que ficaram por concluir e que encerrou em estilo estes projectos.

A seguir, houve espaço para destaque pessoal. Após uma página biográfica na secção BD2 do BandasDesenhadas.com, veio a entrevista para o podcast Conversa H-Alt, de Sérgio Santos, e, por fim, a entrevista com a colega e ex-aluna Patrícia Costa no podcast C.A.L.K., de Yves Darbos. Ainda nesse registo, Março presenteou-me com nova nomeação na categoria Melhor Obra Curta do (XIX) Troféus Central Comics, com a história “Menino Perdido,” incluída no fanzine Outras Bandas #4, do ano transacto. O próprio fanzine também foi nomeado, como Melhor Publicação Independente.

Em Abril, participei no
III Barreiro IlustraBD com o lançamento do livro Os Animais nos Provérbios, em parceria com a editora Fernanda Frazão, derivativo de um baralho de cartas de jogar. No mesmo mês, foi lançado CoBrA: Operação Goa, de Marco Calhorda (arg.) e Daniel Maia (des.), pela editora Ala dos Livros, no qual colaborei com a cor e design da sobrecapa do álbum, mais um print exclusivo; esta edição foi considerada uma das melhoras obras de BD portuguesas do ano, com imensas críticas profissionais em jornais, televisão e sites especializados, para além de – até agora – obter duas nomeações no sector, para Melhor Ilustração em Obra Nacional, no 4º Prémio Bandas Desenhadas, e no prestigiante 33º Prémios BD da Amadora, para Melhor Obra de BD por Autor(es) Nacional.


Em Maio, regressaram em força os Encontros Tágide e regressaram também os festivais de BD, como 17º FIBDB, onde participei com a exposição “Antropormofizações das Estações do Ano,” com Daniel Maia, e com os lançamentos das antologias Aurora Boreal em Reflexos Partilhados (Kafre/Arga Warga), de José de Matos-Cruz e artistas convidados, sobre a personagem que co-criei, e Outras Bandas #7 – Heróis Portugueses II (Tágide), com diversos colegas do grupo, que reuniu a 2ª parte da nossa homenagem às principais personagens da BD portuguesa.
Também participei com Daniel Maia em entrevista sobre o álbum, no videocast Arautos da BD, de Gustavo Carreira, no Youtube.

Os meses de verão viram o arranque do projecto inovador
FCP-BD: 2022/2023, que pôs a banda desenhada a serviço de campanha publicitária para o actual campeão nacional de futebol, FC Porto. Aqui, o Daniel Maia escreve, desenha e balona tiras de BD sobre o clube, jogadores e adeptos, que são difundidos online, para atrair os fãs ao estádio. Para mim, o desafio tem estado na cor digital das páginas, algo que nunca tinha feito a nível comercial e tão publicamente!

Terminado o verão, surge nova edição de Outras Bandas #8, com trabalhos de BD inéditas, onde colaboro com versão portuguesa da BD “Terça-feira,” de A Matter of Right, por Travis e Liliana Johnson (arg.) e Daniel Maia (des.), em que contribuí com tons cinzentos.
O fanzine foi apresentado no 33º Amadora BD, em que também destaquei Aurora Boreal em Reflexos Partilhados, e onde regressei a sessões de autógrafos. Acabando o ano em grande, houve ainda espaço para uma sessão de desenho ao vivo no projecto internacional Dia das Cidades Educadoras, novamente em parceria com Daniel Maia.

Entretanto, o novo ano “já mexe…” Mais novidades em breve!



New year, new challenges! But first, I will review the professional activity of 2022, as I did in other years After the edition of the North American anthology A Matter of Right (Variance Press) at the very end of 2021, editorially the new year started in February, with the publication of BD Montijo: Initiation to Sequential Art - Anthology I (CMM), that brought together the short comics created by my students in the courses I coordinated for the city, between 2018 and 2020. Alongside the publication, whose cover I illustrated, there was also an exhibition at Casa Mora – Museu Municipal de Montijo, which presented not only these works but also many others that remained unfinished, thus closing these projects in style.
Next, there was room for personal highlighting. After a biographical page in BD2 section of BandasDesenhadas.com, came the interview for the podcast Conversa H-Alt, by Sérgio Santos, and, finally, the interview with colleague and former student Patrícia Costa on the podcast C.A.L.K., by Yves Darbos. Also in this regard, March presented me with a new nomination in the Best Short Comic category of (XIX) Trophies Central Comics, for “Lost Boy,” included last year in the fanzine Outra Bandas #4. The fanzine itself was also nominated for Best Independent Publication.

In April, I participated in III Barreiro IlustraBD with the release of the book Animals in Proverbs, in partnership with publisher Fernanda Frazão, derived from a deck of playing cards. In the same month, CoBrA: Operation Goa, by Marco Calhorda (script) and Daniel Maia (art), was released by Ala dos Livros, in which I collaborated paiting and designing the GN dustcover, plus an exclusive Print; this edition was considered one of the years’ the best portuguese comics works, with many professional reviews in newspapers, television and specialized websites, in addition to – so far – obtaining two nominations in the field, for Best Illustration in a Portuguese Book, at 4th Comic Books Awards, and at the prestigious 33rd Amadora BD Awards, for Best Comic Book by Portuguese Author(s).


In May, the Tágide Meetings returned in force and the comic book festivals also returned, such as 17th FIBDB, where I participated with the exhibition “Anthropormofization of the Seasons,” with Daniel Maia, and with the release of the anthologies Aurora Boreal in Shared Reflections (Kafre/Arga Warga), by José de Matos-Cruz and guest artists, about the character I co-created, and Outras Bandas #7 – Portuguese Heroes II (Tágide), by colleagues from the group, which brought together the 2nd part of our tribute to Portuguese comics’ main characters.

I also participated with Daniel Maia in an interview about the GN, on the videocast Arautos da 9ª Arte, by Gustavo Carreira, on Youtube.


The summer months saw the start of the innovative project FCP-BD: 2022/2023, which put sequential art at the service of an advertising campaign for the current national football champion, FC Porto. Here, Daniel Maia writes, draws and letters the comics pages about the club, the players and their fans, which are disseminated online, to attract supporters to the stadium. For me, the challenge has been in the coloring of the pages, something I had never done commercially and so publicly!


With the end of the summer, a new edition of Outras Bandas #8 appears, with unpublished comic works, where I collaborate with the Portuguese version of the comic story “Tuesday,” from A Matter of Right, by Travis and Liliana Johnson (script) and Daniel Maia (art), in which I contributed with gray tones.

The fanzine was presented at the 33rd Amadora BD, where I also featured Aurora Boreal in Shared Reflections, and where I returned to do autograph sessions. Ending the year on a high note, there was still room for a live drawing session in the international project International Day of Educational Cities, again in partnership with Daniel Maia.

However, the new year “already moves…” More news coming soon!