5.3.21

Fundamentais da BD '2020 - Conclusão | Comics Fundamentals '2020 - Conclusion

Concluí esta semana o meu mais recente curso de banda desenhada, Fundamentais da BD, realizado a convite da Escola Secundária de Alcochete e em parceria com o programa Vespeira.
A formação, que era suposta terminar a meio de Janeiro, arrastou-se até início de Março devido a suspensões das aulas e no último mês foi inteiramente realizada por meios digitais, o que se revelou uma vantagem, tanto para mim como para as alunas. De seguida, as 8 formandas que frequentaram o curso vão realizar um projecto de BD escolar que consiste em criar uma história alusiva ao pintor Marcelino Vespeira, orientado pelos professores de Artes.


Nesta formação, descartei alguns tópicos programáticos que criei para os cursos Iniciação à Arte Sequencial que seriam talvez demasiado avançados para estudantes de liceu, mas, com vista a facilitar a adaptação das alunas ao projecto, adicionei um módulo conclusivo vocacionado especificamente para a criação de BD surrealista e experimental, que simultaneamente desagregue e respeite os critérios que fazem da narrativa visual uma arte também vanguardista.

Entre o grupo, preenchido por simpáticas e esforçadas alunas, encontrei alguns talentos promissores que, se continuarem a explorar a área, vão dar que falar na comunidade de banda desenhada. A nova geração de artistas entra no jogo!

A nível pessoal, este curso abriu um caminho que ainda não havia considerado, de fazer formações de BD online e disponibilizar os meus conteúdos programáticos a interessados por todo o país. É algo que me vejo a explorar de futuro.
 

This week I completed my most recent comics course, Comics Fundamentals, conducted at the invitation of Alcochete's High School and in partnership with the Vespeira program. The formation, which was supposed to wrap-up in mid-January, dragged on until the beginning of March due to suspension of classes and, for the last month, was entirely carried out through digital chats. Next, the 8 students who attended the course will carry out a school project that consists of creating a comic book alluding to painter Marcelino Vespeira, which will be coordinated by the Art teachers.

In this course, I've discarded a few programmatic topics that I created for the Initiation to Sequential Art courses that would perhaps be too advanced for high school students, but, in order to facilitate the adaptation of these students to the project in sight, I added a conclusive module aimed specifically at the creation of surrealist and experimental comics, which simultaneously disaggregates and respects the criteria that make visual narrative also an avant-garde art.

Among the group, filled with friendly and dedicated students, I found a few promising talents who, if they continue to explore the field, will make a splash in the comics community. A new generation of artists enters the game!

On a personal level, this course has opened a venue that I hadn´t considered yet, to conduct teaching comics creation online and to make available my contents to a wider audience thoughout the whole country. This is something I would like to try in the near future.

Sem comentários: