Feliz
2024! Aqui está outra revisão das minhas atividades… 2023 foi um
ano estranho. Muitos dos projetos agendados foram adiados ou
cancelados, o que me fez voltar atenção para trabalho pessoal e
expandir as minhas aptidões em artes gráficas.
O
primeiro semestre foi preenchido com a continuação da webcomic
publicitário FCP-BD: 2022/2023,
com o autor Daniel Maia. Sinto que minhas habilidades de colorir
cresceram em técnica e em expressão digital com isso, o que foi
exaustivo. Levei essa técnica para dois projetos de banda desenhada,
um institucional e outro independente, este último que apresentei no
final do ano.
O
2º trimestre rendeu nomeações em prémios de banda desenhada
portuguesa, nomeadamente no 4º Prémios BD, para Melhor Antologia (Outras
Bandas
#8) e para Melhor BD Curta em Antologia ('Terça-Feira', com Travis
Johnson e Daniel Maia), e nos XX
Troféus Central Comics,
para Melhor Publicação Independente (BD
Montijo - Iniciação à Arte Sequencial: Antologia I),
que também premiou uma história
por
ex-aluna
minha naqueles cursos de introdução à BD.
Participei
em alguns eventos, com exposições – 'Ala Portuguesa', no IV
Barreiro IlustraBD,
e no 1º Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça
–, colóquios – comemorando o 28º Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor,
na Biblioteca Municipal
de Alpiarça – e formação – ‘Histórias aos Quadrinhos’,
também em Alpiarça. Paralelamente, tive
a minha
primeira presença em rádio, entrevistada por
Rui Alves de Sousa em Pranchas e Balões,
da RTP/Antena 1.
Ainda,
apesar de tirar uma “licença sabática” de networking, vendi
várias comissões privadas e comecei dois projetos desafiantes: o
primeiro é mais uma tentativa no sector do livro infantil ilustrado
e o outro um discreto serviço de design/legendagem para uma
importante série internacional de comics. Ao mesmo tempo, estou
avançar na minha novela gráfica original, que quero lançar este
ano.
Siga-me
no Instagram para novidades regulares :)
Happy
2024! Here’s another recap of my activities… 2023 was a weird
year. Many of my scheduled projects got delayed or canceled, which
made me turn my attention to personal work and expand my skills in
the graphic arts field.
The
first semester was filled with continuing the advertising webcomic FCP-BD: 2022/2023,
with author Daniel Maia. I feel my colouring skills grew in technique
and in digital expression with this, which was exhausting. I brought
this skill to a pair of comics projects, one institutional e another
independent, the latter of which I showcased at the
year’s
end.
The
2nd quarter brought on nominations in portuguese comics awards,
namely in 4th BD Awards, for Best Anthology (Outras
Bandas
#8) and Best Short Comic in Anthology (‘Tuesday’, with Travis
Johnson and Daniel Maia), and in XX
Trophies Central Comics,
for Best Independent Publication (BD
Montijo - Initiation to Sequential Art: Anthology I),
which also awarded a short comic by a former
student
of mine from those comics courses.
I
participated in a few events, with exhibitions – ‘Ala Portuguesa’, in IV
Barreiro IlustraBD,
and in 1st Alpiarça Fanzines and Comics Festival
–, colloquiums – celebrating the 28th World Book and Copyright Day, at Alpiarça Public Library – and workshops – ‘Comics Strips’,
also in Alpiarça. At the same time, I made
my first
appearance on the radio, interviewed by jornalist Rui Alves de Sousa
for his RTP/Antena 1 program Pranchas
e Balões/Pages and Ballons.
On
the side, even though I took a sabatical from networking, I sold
various private commissions and began work on a couple of challenging
projects: the biggest is another stab at children’s illustration
book, and I’m also lettering/book designing a major international
comics series. All the while, I’m furthering my long-gestating
debut graphic novel, which I aim to release this year.
Follow
me on my Instagram for more regular news :)
Sem comentários:
Enviar um comentário