4.1.24

Comissão XV - Ovo de avestruz | Commission XV - Ostrich egg

Esta foi estranha… Em meados de Dezembro, consegui finalmente trabalhar numa encomenda que tinha concordado fazer no início do ano – uma pintura num ovo de avestruz. Descobri que pinturas personalizadas em ovos de avestruz são encomendas muito procuradas, algumas resultando em trabalhos fantásticos que misturam pintura com escultura. Felizmente, me pediram para pintar a casa rural do cliente.
O primeiro desafio foi entender como desenhar e pintar sob uma superfície curva e texturizada. Muito dis
to exigiu trabalho de preparação, lixar e alisar a camada vítrea do ovo e também desenhar e pintar a imagem em papel antes de a duplicar no ovo. Porque só tinha uma chance e o ovo (caro) seria estragado se cometesse um erro!...

Este trabalho exigiu-
me lembrar de uma série de etapas e de técnicas artísticas que não usava desde a faculdade, mas graças à minha experiência académica consegui enfrentar o desafio através de procedimentos criativos. A parte da pintura foi aquela que fiz como “peixe na água”, um pequeno alívio considerando que foi a primeira vez que trabalhei num ovo como tela. E ocorre que há mais um cliente à espera por outra pintura de ovo.

This was a weird one… Around mid December, I finally got around to work on a commission I had agreed on earlier in the year – a painting on an ostrich egg. I came to find out that customized ostrich eggs paintings are very sought after commissions, some resulting in fantastic works that mix painting with sculpting. Fortunately, I was just asked to paint the client’s rural home.
The first challenge was to understand how to draw and paint on a curved and textured surface. A lot of it required prep work, to sand off and smooth over the glassy coating on the egg and also to draw and paint the piece on paper prior to duplicating it on the egg. Because I only got one shot and the (expensive) egg would be spoiled if I made a mistake!…

This work required me to recall a series of artistic steps and techniques that I hadn’t put to use since college, but thanks to my academic experience I managed to face the challenge with creative procedures. The painting part was the one that I took like “fish to water,” a small relief considering it was my first time working on an egg as a canvas. As it turns out, there’s one more client waiting for another eggy painting from me.

Sem comentários: