24.7.24

Abril, Cravos Mil – Crítica (1)

A antologia Abril, Cravos Mil recebeu as primeiras críticas literárias, respectivamente pelo bookstagrammer Urbon Adamsson e pela revista JuveBêDê. Partilho de seguida as respectivas análises.

Urbon Adamson, in GoodReads:
Um pedaço de história. Elaborar histórias para antologias revela-se bastante exigente. Quando confinados a apenas 4 ou 6 páginas, há pouco espaço para exploração narrativa. A precisão torna-se fundamental.
Embora muitas entradas consigam evocar a essência do 25 de Abril no papel, nenhuma me deixou surpreendido verdadeiramente. No entanto, a Câmara Municipal do Montijo merece elogios pela iniciativa de comemorar os 50 anos de democracia em Portugal. Neste sentido o seu valor transcende a mera satisfação artística.”

Associação Juvemedia, in JuveBêDê:
O que as antologias de Banda Desenhada têm de bom é que têm histórias curtas e para todos os gostos. E a diversidade de estilos, tanto na narrativa como no desenho é o que dá valor a uma obra como esta. Foram vários os livros editados e reeditados por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril e na BD também não foi excepção.
Recentemente lemos este Abril, Cravos Mil - Histórias de Liberdade, uma antologia criada para a Câmara Municipal de Montijo e integrada nas festividades da cidade do quinquagésimo aniversário do 25 de Abril de 1974. A edição marcou a estreia do novo grupo autoral TágIIde. Os autores são Jorge ‘RoD!’ Rodrigues (Cruzada Negra), José Macedo Bandeira (Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), Mário André (Quaresma, o Decifrador), Patrícia Costa (Crónicas de Enerelis), António Coelho (Capitão Morsa e seus Amigos), Maria João Claré (BD Montijo: Antologia I) e Yves Darbos (BD Montijo: Antologia I), mais os artistas convidados Daniel Maia (CoBrA: Operação Goa) e Susana Resende (capa/contracapa).

Em Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade, encontramos oito BDs de
variadas abordagens, umas mais descritivas, outras mais imaginativas, umas mais bem dispostas e outras mais dramáticas. A verdade é que todas elas se baseiam nos momentos-chave da revolução, mas casa autor apresenta a sua visão pessoal, que vão do mais histórico e factual ao mais partidário. Como são histórias curtas, o livro lê-se num instante e desengane-se quem acha que já sabe tudo sobre o 25 de Abril, porque acaba sempre por se aprender mais algum pormenor.”



The anthology April, Carnation Showers received its first literary reviews, respectively from the bookstagrammer Urbon Adamsson and by magazine JuveBêDê. Here are their critiques.

Urbon Adamson, in GoodReads:
A piece of history. Crafting stories for anthologies proves to be quite demanding. When confined to just 4 or 6 pages, there's little room for narrative exploration. Precision becomes paramount.
Though many entries succeed in evoking the essence of the 25th of April on paper, none truly left me astounded. Nonetheless, Montijo's City Hall deserves commendation for its initiative in commemorating 50 years of democracy in Portugal. In this regard, its value transcends mere artistic satisfaction.”

Juvemedia Association, in JuveBêDê:
The cool thing about comics anthologies is that they have short stories for all tastes. And the diversity of styles, both in the narrative and in the drawing, is what gives value to a work like this. There were several books published and re-released on the occasion of the 50th anniversary of the 25th of April and comics was no exception either.
This April we recently read April, Carnations Showers – Stories of Freedom, an anthology created for Montijo City Council and integrated into the city's festivities for the fiftieth anniversary of April 25, 1974. The edition marked the debut of the new author group TágIIde. The authors are Jorge 'RoD' Rodrigues (Cruzada Negra), José Macedo Bandeira (Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), Mário André (Quaresma, o Decifrador), Patrícia Costa (Crónicas de Enerelis), António Coelho (Capitão Morsa e seus Amigos), Maria João Claré (BD Montijo: Antologia I) e Yves Darbos (BD Montijo: Antologia I), plus guest artists Daniel Maia (CoBrA: Operação Goa) and Susana Resende (cover illustration/back cover).

In
April, Carnations Showers – Stories of Freedom, we found eight comics with varied approaches, some more descriptive, others more imaginative, some better laid out and others more dramatic. The truth is that they are all based on the key moments of the revolution, but each author presents his personal vision, ranging from the most historical and factual to the most partisan. As they are short stories, the book is read quickly and anyone who thinks they already know everything about the 25th of April is mistaken, because they always end up learning some more detail.”

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