11.6.12

A propósito de BD! (Parte 2) | Regarding Comics! (Part 2)

Embora eu e a BD sempre tenhamos tido uma relação chegada, nunca tive pretensões de me aventurar nesse sector. Quando fui apanhada desprevenida por alguns desafios irrecusáveis nessa área, não pude dizer que não!

Então, como tinha de começar por algum lado, peguei no Understanding Comics, de Scott McClould. Deixei-me envolver por toda a complexidade de contar uma historia em vários "quadrados", ao mesmo tempo que se brinca com as noções de tempo e espaço.
Resolvi abordar o tema como qualquer outro e meter "mãos à obra", começado por estudar alguns autores que me inspiraram, pela sua forma contemplativa e intuitiva de narrar...

Although Comics and I have always had a close relationship, I never had any pretensions towards venturing in this field. When I was caught off guard by an irrefutable challenge in this medium, I couldn't say no!

And so, since I had to start-off somewhere, I grabbed Scott McCloud's Understanding Comics. I let myself be enveloped by the complexity of telling a story within various "squares", while playing with notions of time and space.

I then decided to approach the subject like any other with a hands-on approach, and began by examining a few authors that inspired me through their contemplative and intuitive ways of storytelling...Aqui ficam alguns esboços inspirados n'O Homem que Caminha, do Jiro Taniguchi.
Here are some sketches inspired in The Man who Walks, by Jiro Taniguchi.


E n'Os Guardiães de Maser, de Frezzato, encontrei o equilíbrio da cor, luz e sombra.
And in The Guardians of Maser, by Frezzato, I found the balance of color, light and shadow.


Vamos ver como resolverei as minhas próprias histórias...
Let's see how I do this with my own stories...

1 comentário:

Daniel Maia disse...

Nada de dobrar o canto das páginas, s'faz favor!;)

Adoro a tua abordagem à matéria, começando por estudar directamente das pranchas de autores cujo storytelling te soa apetecível. Posso-te dizer, que eu saiba, não é uma empreitada habitual, nem por quem teria bastante a ganhar com isso; e em especial, dúvido que estudassem quase um álbum inteiro, via esses layouts...! :)

Continua no bom caminho, querida*