6.9.20

BD Curta / Short Comic: #1 – Sayonara (2013)

Diz a ciência que o nosso corpo altera-se por completo a cada sete anos. Passados esses tantos anos desde que me estreei em banda desenhada, posso assegurar que actualmente sou uma artista completamente diferente. Em especial porque, após a entrada no sector, participando em antologias e revistas, em exposições e eventos, decidi estudar a fundo os princípios da Arte Sequencial, ao ponto de, inesperadamente, me ver ocupada nos últimos anos a leccioná-los em (sete) acções de formação, masterclasses e workshops.
Nesse período, ajudei outros talentos a arrancar na área da narrativa visual e sinto-me realizada por isso, tendo os meus ex-formandos vencido prémios, realizado álbuns e desafiado-se de inúmeras outras formas no sector. Em paralelo, também co-fundei o colectivo Tágide, que contribuí para a comunidade com actividades e com a antologia Outras Bandas, que entretanto foi reconhecida pelo público leitor.

Todavia, estou actualmente de volta ao estirador, agora munida do conhecimento que me faltava antes, e cheia de ideias para novas BDs, de histórias curtas a novelas gráficas. Para marcar esta nova fase, nos próximos dias vou visitar por ordem editorial as minhas BDs iniciais.



Em 2012, após participar nas ilustrações d'O Infante Portugal vol.3 e expor desenhos da sua adaptação para banda desenhada no festival 23º AmadoraBD, fui convidada pelo autor/editor Fil (Asc. Tentáculo) a criar uma história curta para a sua próxima antologia, Zona Nippon 2. Publicada em Abril 2013, no salão Anicomics, recebi feedback positivo apesar de ser o meu primeiro trabalho na área. Inclusivamente, em 2014 fui nomeada pelo júri especializado do XII Troféus Central Comics na categoria Melhor Obra Curta, alcançando o 2º lugar (cujo vencedor foi a dupla profissional de André Oliveira e Jorge Coelho).
A história, “Sayonara,” foi inspirada na então recente tragédia de Fukushima e escrita na forma de haiku (poema japonês). Mostrei um pai e filha a viajar por ruínas até ao local da sua antiga casa, onde fazem as suas últimas despedidas à esposa/mãe falecida no desastre.
A escolha do grafismo foi tão fundamental no trabalho quanto a escrita do haiku, porque quis que a arte insinuasse o realismo daquele drama e, esteticamente, fizesse uma ponte para a economia de traço e valores tonais da Estampa Japonesa. Podem ver alguns estudos e trabalhos em progresso aqui.



Science says that our bodies change completely every seven years. After those many years passed since I started out in comics, I can assure you that I am a completely different artist today. Especially because, after breaking in the field, by participating in anthologies and magazines, in exhibitions and events, I decided to study in depth the principles of Sequential Art, to the point that, unexpectedly, I found myself busy in recent years teaching them in (seven) comics courses, masterclasses and workshops.
During this period, I helped other talents try their hand in visual narrative and I feel fulfilled by that, having my former strudent won awards, created graphic novels and challenged themselves in countless other ways in this area. At the same time, I also co-founded the Tágide collectivety, which contributes to the community with activities and with the Outras Bandas anthology, which has been recognized by the readers.

However, I am currently back at the drawing board, now armed with the knowledge I lacked before, and full of ideas for new comics, from short stories to graphic novels. To mark this new phase, in the coming days I will tour my initial comics works in publication order.

In 2012, after participating with illustrations in O Infante Portugal vol.3 and showcasing drawings from its adaptation into comics at the 23rd AmadoraBD festival, I was invited by author/publisher Fil (Assc. Tentáculo) to create a short story for his next anthology, Zona Nippon 2. Published in April 2013, at the Anicomics salon, I got positive feedback despite it being my first work in the medium. In 2014, I was nominated by the XII Central Comics Trophies' jury for the Best Short Comic category, reaching 2nd place (the winners were the professional duo of André Oliveira and Jorge Coelho).
The story, “Sayonara,” was inspired by the then recent Fukushima tragedy and written in the form of haiku (Japanese poem). I depicted a father and daughter traveling through ruins to their old home, where they made their last farewells to the wife/mother, who died in the disaster. The choice of drawing style was as fundamental in the work as the haiku writing, because I wanted the art to help imply the realism of that drama and, aesthetically, to bridge it to the economy of lines and the tonal values seen in Japanese Print. Check out some studies and WiP here.

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