Tenho de admitir ter ficado agradavelmente surpreendida pelo convite feito pelo director da revista, para fazer uma BD curta, visto ter poucos trabalhos de BD até agora. Mas aceitei o desafio de fazer uma BD curta de 6 páginas, dentro do tema, "Património Português". O meu ultimo trabalho de BD, sem contar com a página auto-conclusiva para o projecto Cadáver Exquis de Daniel Maia, foi uma BD de 4 páginas para a antologia Zona Nipon 2, intitulada "Sayonara", nas quais quais desenvolvi também o argumento.
Neste projecto, decidi ser o mais rigorosa possível na minha abordagem e, depois de investigar as várias metodologias que podia adoptar, escolhi começar com o argumento, que foi por si só um desafio, procurando dentro do universo de possibilidades sobre Património Português uma perspectiva contemporânea interessante.
Foi um tema que pouco me apelava, pois a minha opinião no que diz respeito à identidade portuguesa e consequentemente à imagem do povo português é no mínimo fraca. Aliás, em relação a este assunto lembro-me sempre da música dos Deolinda, "Parva que sou".
Então, procurei nas lendas portuguesas a inspiração. Depois de alguma pesquisa, descobri as lendas das ilhas dos Açores, e dai em frente só tive de deixar correr a imaginação...À 2ª tentativa lá consegui um argumento que podia ser contado em 6 páginas.
Depois foi a vez da adaptação - que foi outra conquista - das sequências certas e do ritmo apropriado do storytelling.
Depois juntei tudo em "lume brando", introduzi uma paleta cromática que me "apimentou" a ambiência da historia, e assim surgiu o "Navegador", a minha primeira BD a cores.
Para verem a BD na integra, adquiram a Revista Gerador #6, e apoiem este projecto cultural.
Este é um "preview" da minha colaboração com a revista Gerador #6.