13.10.20

BD Curta / Short Comic: #8 – Eros (WIP)

A viagem pelas minhas BDs curtas termina com este inacabado 8º trabalho. Em 2017, fui encontrar-me com amigos na casa do escritor Álvaro Áspera, quando fui recebida pela personalidade da BD Geraldes Lino, que ali estava a preparar o próximo fanzine Eros #11. Este, acontece, viria a ser a sua edição final, devido ao seu falecimento no início de 2019.
Conheci o Lino na sua Tertúlia de BD e em eventos da área, e voltei a cruzar-me com ele mais uma vez, em Dezembro de 2018, quando me convidou e aos meus alunos para ali apresentar o fanzine
Cadavre para Iniciantes #1, que publiquei após a minha 1ª Iniciação à Arte Sequencial, e aquando anunciamos também a criação de uma nova colectividade de banda desenhada, a Tágide, na margem sul. O Lino foi sempre gentil face ao meu trabalho e incentivador quanto a fazer carreira em BD, além de me ajudar na promoção dos cursos; a sua falta é sentida por todos...

Naquele encontro casual, convidou-me a desenhar uma história de uma página escrita por si, para ser publicada na contracapa do Eros #11, a cores. Dado o prazo ser muito curto e estar atolada de trabalho, concordámos de que ele não levaria a mal se eu não conseguisse. Tentei, mas não pude atingir o prazo, ficando a sequência apenas desenhada e inédita.
Por casualidade, no final de 2019, o editor Jorge Deodato, da Escorpião Azul Edições, convidou-me a contribuir para uma antologia de homenagem ao Lino, sem saber daquela anterior colaboração nossa. Parecia ser a melhor chance para retomar aquela BD – é o último guião escrito pelo próprio Lino, afinal! Em homenagem a ele, resolvi redesenhar a sequência e expandi-la. Conto que seja editada em 2021 (um adiamento devido aos efeitos do Covid-19 no mercado).

The tour through my short comics ends with this unfinished 8th work. Back in 2017, I was meeting with friends over at writer Álvaro Áspera's home when I was greeted by comics personality Geraldes Lino, who was preparing his upcoming fanzine Eros #11. This, it turns out, was to be his final publication, due to his passing in early 2019.
I had met Lino at his comics gatherings and comics events, and would be with him once more, in Dec. 2018, when he invited me and my students to present the fanzine Cadavre para Iniciantes #1, that I published from my 1st Initiation to Sequential Art course, and where we announced the creation of a new comics collectivity, Tágide, in Lisbon's south bay. Lino had always been kind towards my work and urged me into a carreer in comics, aside from also promoting my comics courses; he is missed by us all...

At that chance encounter, he invited me to draw a single page comic of his writting, to be published in the back of
Eros #11, in color. Given that his deadline was very short and that I was swamped in work, we agreed that it would be ok if I couldn't manage it. I tried, but couldn't make the deadline, though. So the sequence was left in pencil stage, never to be released.
As fate would have it, in late 2019 Jorge Deodato of Escorpião Azul Editions asked me to contribute to an anthology in homage of Geraldes Lino, not knowing about that previous collaboration between us. It seemed like the best opportunity to tackle that story again – it is the last written script by Lino himself!
In honour of Geraldes Lino, I decided to redraw the whole comic and expand it. Hopefully, it will be published in 2021 (a delay due to C19's effects on the comics market).

Sem comentários: