23.9.19

3º Iniciação à Arte Sequencial - Abertura

Após o sucesso dos dois consecutivos cursos em 2018, coordeno a partir de hoje o 3º Iniciação à Arte SequencialCurso de BD do Montijo, promovido gratuitamente pelo município.
A formação volta a decorrer na Quinta do Pátio d'Água, na baixa da cidade, transitando para a sala multiusos, e tendo sido expandida para 54h, entre a formação teórico-prática e o módulo de atelier, durante o qual os formandos são desafiados a criar uma obra curta sob o meu acompanhamento, para posterior publicação em antologia.

O curso decorre de 23 Setembro a 7 de Novembro (aulas) e de 11 a 21 de Novembro (atelier), à 2ª e 5ª-feiras, entre as 19h-22h.
O conteúdo programático que introduz os alunos na linguagem da narrativa visual cobre a história da arte sequencial através dos tempos até à BD dos nossos dias, e faz um breve contexto da prática em Portugal, e introduz os princípios básicos, terminologias e metodologias da banda desenhada, passando depois a abordar tópicos como estratégias de criatividade, criação e interpretação de texto, design de personagens, introdução ao desenho e à estruturação de grelhas e de perspectivas em prancha, os princípios de composição e equilíbrio visual, balonagem+legendagem, arte-final, simbologia e aplicação de cor, e termina com consolidação da aprendizagem através da análise de obras clássicas da BD.


O autor convidado deste curso será o argumentista de BD, crítico e investigador, documentarista, editor independente, comissário de exposições, professor de Escrita e de História da BD, e sócio da livraria-galeria Tinta nos Nervos (em Lisboa), Pedro Vieira Moura, recente co-autor (com Marta Teives) do álbum Os Regressos (Polvo, 2018), uma obra vencedora da Bolsa de Criação Literária da DGLAB em 2017, e nomeada nos 29º Prémios Nacionais de BD nas categorias Melhor Álbum, Melhor Argumento e Melhor Desenho Português (vencendo este último).
O autor irá estar presente no dia 14/11 (5ª-feira), para apoiar os alunos nas suas criações em atelier e para partilhar a sua ampla experiência no sector.

Salienta-se que a nova formação voltou a alargar para 15 pessoas o número de vagas anunciadas, com vista a acomodar o máximo possível de interessados, tendo estas sido preenchidas em uma semana. A variedade de género e de faixa etária volta a caracterizar esta iniciativa, tendo sido inscritos candidatos entre os 15 e 60 anos, dos quais 5 mulheres e 10 homens, maioritariamente residentes no Montijo mas, também, vindos dos arredores.
Após ter recebido trinta formandos no ano passado e certificado vinte destes, dos quais metade concluíram os projectos em banda desenhada para a antologia BD Montijo '2018, o Iniciação à Arte Sequencial ficou ainda marcado pela edição do fanzine Cadavre para Iniciantes #1, com exercícios narrativos realizados durante as aulas; pela criação do colectivo Tágide, que integra alguns talentos descobertos pelo curso; e pela vitória da Patrícia Costa, aluna estreante na área, no prémio único do Concurso de BD (A+) do 29º Prémio Nacional de BD, promovido pelo festival AmadoraBD '2018.


Contactos:
Organizador – cursobd@mun-montijo.pt | telefone: 212327600/08
Formadora – susysann@gmail.com | susana-resende.blogspot.com
Calendário:
18 aulas teórico-práticas de 3h/cada (23/9 a 7/11), na 2ª e 5ª-feira, das 19h-22h
4 aulas de atelier criativo de 3h/cada (11 a 21/11), na 2ª e 5ª-feira, das 19h-22h
Morada:
Sala Multiusos (R/c), Quinta do Pátio d'Água, Av. Pescadores nº78 , 2870-114 Montijo
Localização:
Acesso via porta no canto do largo, lateral à ermida | GPS: goo.gl/maps/CmqHvkzAwhYvPfrMA
Objectivo:
Destinado a autores amadores e público interessado em banda desenhada, a partir dos 15 anos.

Sem comentários: