15.10.12

Movimento no BD ao Forte

Para a iniciativa BD no Forte, fui convidada a expor alguns dos meus trabalhos alusivos ao estudo do Movimento. Uma das sequências que tinha preparado acabou por não ser usada, mas deixo-a aqui representada, acompanhando o texto patente na exposição.
Espero que tenham tempo e passam por lá!



Sequência de Acção em Movimento

Exposição 
Desenho em Movimento em Desenho


Na banda desenhada, para contar uma história e desenvolvê-la em sequências é necessário ter também em consciência o movimento implícito, gerador de qualquer acontecimento, seja o abrir uma porta ou transpor personagens de um enquadramento para outro.
Esse Movimento não é senão o impulso inerente a qualquer Gesto ou acto. Para expressá-lo, é necessário desenhar com todos os sentidos, não só com a visão, pois é também com todos os outros sentidos, agindo em simultâneo, que percepcionamos a realidade.

Nesta mostra, apresento uma série de estudos de Movimento – feitos de forma contínua, sem levantar os médiuns riscadores do papel – através dos quais procuro demonstrar que o entendimento do Gesto/Movimento no desenho tem origem na acção observada, a qual, por sua vez, é o que define as poses e expressões.


Links:

Sem comentários: