27.11.18

Cadavres para Iniciantes #1

Integrado no 1º curso Iniciação à Arte Sequencial, no Montijo, o fanzine Cadavres para Iniciantes #1 é o resultado de um desafio colocado aos formandos, com vista à aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas e ao desenvolvimento de sinergia criativa entre o grupo, que assim realizou colectivamente uma banda desenhada em sistema cadavre exquis*.
Para muitos dos alunos, esta edição marca a sua estreia editorial na produção de uma BD. O trabalho foi proposto de modo a cada artista assinar apenas meia página, dando continuação ou reinterpretando a prestação precedente, realizada por outro colega.

Cadáveres para Iniciantes
#1 reúne artes sequenciais por António Coelho, António Pires, Bernardo Aldeias, Capitolina Rabanete, Filipe Duarte, Maria João Claré,
Mário André, Patrícia Costa, Rui Serra e Moura, Shania Santos, Tiago Martins, e pela formadora Susana Resende, a quem coube concluir o exercício narrativo, sendo editado pelo Curso de BD no Montijo em fanzine de formato A5, numa tiragem de 50 exemplares sem propósito comercial.

A edição será apresentada na Tertúlia BD de Lisboa no dia 4 de Dezembro, na Casa do Alentejo (Lisboa), pelas 20h, com a presença dos autores. Durante o encontro, será ainda feita uma antevisão à antologia que reúne as BDs que os formandos realizaram como trabalho final do curso, publicada em breve pelo município do Montijo.


Cadavres para Iniciantes #1
(Curso de BD do Montijo)
Editor: Eduardo Martins
Direcção: Susana Resende
Autores: AA.VV.
Fanzine A5| 16p | P/B
1ª Edição: Novembro 2018
Publicação Não-comercial

*cadavre exquis, aliás cadáver excelente é um sistema de criação colectiva encadeada, adoptada originalmente por artistas surrealistas no final do séc.XIX, com vista a provocar associações livres e ideias descontextualizadas do que seria esperado, na qual cada novo interveniente desenvolve sob a participação imediatamente anterior, usando-a como premissa para a sua própria improvisação criativa, a qual pode complementar ou descartar o rumo da outra.
Em banda desenhada, este método tem sido frequentemente adoptado em iniciativas por autores portugueses, tais como a rúbrica As Fantásticas Aventuras de Godofredo Leite Fresco, a BD curta Piripipi de Malagueta, o web-comic Cadáver Exquisito!, e a série de pranchas autoconclusivas Comics Jam.

Sem comentários: